sábado, 6 de setembro de 2008

Férias de Verão 2008 - 14/jan/08 - Segunda

Nessas férias aconteceu algo interessante: não sabíamos ao certo pra onde viajar. Pensávamos em conhecer Caldas Novas - GO mas, com os casos de febre amarela surgindo e causando óbitos e não estando a Nira e as crianças vacinadas, não era o destino mais oportuno. Foz do Iguaçú - PR e Canela - RS seriam roteiros muito interessantes mas entendemos que ainda não era a hora de ir pra lá. Assim sendo, resolvemos ir ao CCB de Ubatuba - SP.
Acordamos às 5h., tomamos café na Padaria Lareira, pegamos a Safari no estacionamento e deixamos São Paulo pela Rodovia Ayrton Senna. A Safari comportou-sem muito bem em todo o trajeto, sem ficar "jogando a traseira", como na primeira viagem a São José do Rio Preto - SP. Antes da viagem, foi feito serviço de cambagem (R$ 120,00) e alinhamento de direção (R$30,00) na Astúria Pneus e a calibragem na DPaschoal (Cortesia) .Acredito que também muito ajudou a nova calibragem dos pneus. No site dos Safaristas, o colega Bassan sugere uma calibragem de 35 lb nos pneus dianteiros e 48 lb nos traseiros. Resolvi experimentar e isto fez toda a diferença. Valeu, Bassan.
Fizemos uma rápida parada para um cafezinho no Frango Assado da Rodovia Carvalho Pinto e retornamos à estrada. No sistema Ayrton Senna - Carvalho Pinto, com pouco trânsito e tempo nublado, pudemos desenvolver 100 Km/h por alguns kilômetros.
Na rodovia dos Tamoios, na altura do município de Paraibuna, o motorista desatento e imprudente de um Gol não percebeu que eu o estava ultrapassando e tentou ultrapassar o veículo que estava à sua frente (sem sinalizar a manobra e sem olhar pelo retrovisor), jogando seu veículo pra cima da Safari. Eu não tinha muito o que fazer, a não ser frear e buzinar mas, mesmo assim, o espelho retrovisor esquerdo do Gol encostou na armação de alumínio do toldo da Safari, não causando nenhum dano, ficando apenas uma pequena marca do plástico preto do retrovisor do Gol na armação. Ficou só no susto.
Na descida da serra, um número muito grande de caminhões fez com que se formasse uam enorme fila de veículos descendo a serra em ritmo muito lento, segurando muito no freio. Apesar de usar marcha reduzida (2a. e até 1a.), o freio da Safari ficou "baixo" sendo necessário "bombar" duas ou três vezes para o freio "pegar". Nada que assustasse muito; bastou um pouco mais de cuidado na distância do veículo à frente e a descida transcorreu normalmente. Alguns poucos kilômetros depois, ainda no município de Caraguatatuba, o freio voltou ao normal e terminamos de descer a serra com uma leve garoa caindo.
Nossa chegada ao CCB de Ubatuba ocorreu por volta das 10h30 e logo estacionamos em um local com boa sombra que a Nira escolheu. Tudo arrumado, era hora de sentar à sombra e descansar um pouco pra depois prepararmos o almoço.
À tarde, resolvemos tomar um ônibis circular para o centro da cidade, pois queríamos comprar livro. Do centro, fomos à pé até Itaguá (bairro) onde está a livraria Nobel, onde permanecemos por mais de 1 hora. Na saída, tomamos sorvete e fomos ao terminal tomar ônibus e retornar ao CCB. De circular, o percurso é de 1 hora, pois o CCB fica um pouco distante do centro da cidade.
À noite, rsolvemos comer um lanche na cantina do CCB até para prestigiar o local onde estamos acampados. Lanche muito bom. Depois, não sei porque, foi dando uma soneira tão grande e às 22h todo mundo foi pra cama.