terça-feira, 9 de setembro de 2008

Férias de Inverno 2008 - Parati - RJ - 11/jul/08 Sexta




O dia de ontem foi bem ocupado em relação à Safari. Eu havia pedido ao Rafael, do estacionamento, que a lavasse. Quando fui pegá-la, no fim da tarde, como havíamos combinado, o serviço não havia sido realizado. Ele se justificou explicando que ficou muito ocupado com a PM que havia apreendido um carro roubado e que estava escondido no estacionamento e acabou esquecendo da Safari. Ele desculpou-se e prometeu lavá-la em 1 hora. Aceitei as desculpas e resolvi eu mesmo lavá-la em casa. E assim foi feito.
Assim, abastecida, limpa, cheirosa e calibrada, arrumamos a Safari e deixamos São Paulo, às 9h., com destino a Parati - RJ. Na saída de SP pegamos um grande congestionamento pela Av. Marquês de São VIcente, já tentado fugir do congestionamento da marginal do Tietê. Resolvemos, então, entrar no Hipermercado WalMart e fazer umas comprinhas básicas que estavam faltando. Nos demoramos por 1 hora, o que foi muito bom porque, quando saímos, o trânsito estava normalizado e fluindo bem.


Assim sendo, às 10h pegamos a estrada no sistema Ayrton Senna-Carvalho Pinto, deixando Sampa com destino a bela Parati. O sistema é pedagiado e conta com excelente pavimentação, sinalização boa e o Sistema de Ajuda ao Usuário é eficiente, o que proporciona um viajar tranquilo e sem qualquer dificuldade. É possível manter 90 Km/h sem maiores dificuldades, se não estiver ventando. Caso contrário, pode reduzir a velocidade. Não tenha pressa! Você chega lá da mesma forma. Para veículos menores, a velocidade máxima permitida é de 120 Km/h.
Deixando a Ayrton Senna (1 pedágio R$ 8,10), pega-se a Carvalho Pinto (+1 pedágio R$ 4,60), que também é um primor de estrada. Deixando a Carvalho Pinto, entra à direita na Rodovia dos Tamoios (SP 099), estadual, não pedagiada (por enquanto, pois já existe licitação para a sua duplicação; aí, já viu, né?). Já na Tamoios, a velocidade máxima permitida é de 80 Km/h.
Na altura do município de Paraibuna, o trânsito foi interditado temporariamente para a subida de uma carreta imensa que era puxada por dois "cavalos" e transportava uma grande peça (que não consegui identificar) com muito excesso lateral; daí terem interrompido o trânsito.
Um pouco mais à frente, ainda em Paraibuna, o motorista de um Gol prata resolveu, de forma gratuita e deliberada, ficar à frente da Safari, nas descidas, freando o seu veículo ao acaso, sem qualquer perigo à sua frente, só pra provocar mesmo. Quando fui ultrapassá-lo, sinalizei a manobra e o motorista "fechou a porta". Então, percebi que era alguém que estava a fim de estragar o passeio dos outros. Resolvi diminuir a velocidade. Ele também. Então, pensei: paciência, paciência. Alguns kilômetros adiante, ele deixou a Tamoios e seguiu por uma vicinal. Eu, hein... tem cada um... Parece que Paraibuna não me traz boas recordações. Em um aviagem anterior, também aqui em Paraibuna, um motorista de um outro Gol, também quase provocou um acidente envolvendo a Safari; agora foi esse outro motorista de outro Gol... Será que o problema é com Paraibuna ou com Gol?? Como diz o Sílvio Santos: "vai,vai, vai pra lá" .
A descida da Serra se deu sem maiores dificuldades, com pouco movimento de caminhões. Como o dia estava muito bonito, com sol forte e céu azul, a visibilidade na Serra favorecia contemplar um belo espetáculo das praias de Caraguatatuba e Ilha Bela, sendo possível avistar, lá do alto, a formação dos veleiros para regatas da Semana de Vela de Ilhabela.
Já em Caraguatatuba fizemos uma parada para o almoço. Estacionamos a Safari e fomos procurar o restaurante em que almoçamos da outra vez, mas não o encontramos. Resolvemos almoçar em um outro, no calçadão do centro, com boa comidae bom preço. Depois, fomos a uma livraria, tomamos sorvete e retornamos à Safari, quando encontramos o restaurante que procurávamos no início: estava fechado.
De volta à BR 101, seguimos em diração à Ubatuba e Parati. O trânsito estava bom, sem caminhões e poucos veículos pequenos, o que nos proporcionou 80 Km/h como velocidade de cruzeiro, numa rodovia bem sinalizada e sem buracos no trecho percorrido.
Algo que estou percebendo desde a saída de São Paulo é a falta de rendimento do motor em retomadas de velocidade e, em qualquer subidinha, ela já pede marcha. Talvez fosse preciso uma limpeza nos carburadores e regulagem do motor. Entretanto, vou aguardar o retorno, na subida da Serra, para tirar as últimas conclusões. No mais, ela comportou-se muito bem na estrada.
Chegamos a Parati às 16h com tempo bom, sol e vento muito agradável e logo nos dirigimos ao CCB, onde fomos recebidos pelo guarda camping Domingos, que nos indicou um bom lugar para ficarmos com a Safari, bem ao lado dos pontos de água e energia (bem diferente da última vez em que aqui estivemos em janeiro deste ano). Pensando na possibilidade de ficarmos distantes (como da outra vez), havíamos comprado uma outra mangueira de 20 m e uma outra extensão elétrica fio PP 2,0" com 22 m. Desta vez, não foram necessários (melhor assim).
Ainda estávamos arrumando as coisas quando o Mateus e o André já foram fazendo amizades com as demais crianças do camping e já foram jogar futebol, andar de bike e o André foi mostrar os bonequinhos do Ben 10 que havia acabado de ganhar de presente de aniversário. A nota triste é que "alguém" gostou tanto dos bonequinhos do Ben 10 que acabou "tomando emprestado" os dois que o André mais gostava; e não teve jeito, "levaram" mesmo! O André ficou muito triste, mas até que superou bem a "perda".
Enquanto arrumávamos o "lado de fora" da Safari, veio um campista conversar conosco e passou a elogiar a Safari e a fazer perguntas sobre ela. Como ele já estava de saída, não foi possível prolongar a conversa, mas foi possível ouvir a esposa falar pra ele: "Tá vendo, Zé? tem que comprar uma dessas...".
Logo depois, outro campista, "seu" João, com seu cachorrinho no colo, veio também admirar a Safari e fazer perguntas sobre economia, valores, estabilidade, etc. Disse que possui uma Kombi, na qual viajou até Ushuaia. Ficamos de conversar mais detalhadamente sobre suas viagens.
Após o jantar, assistimos a um filme e fomos dormir.

Um comentário:

acrobata disse...

Elton,

Como a Safari tem visibilidade traseira e lateral ruim, é possível que esse motorista do Gol tenha lhe pedido passagem antes e você não tenha visto. Uma vez na sua frente, ele resolveu se vingar - uma anta, pois se estava com pressa, qual o sentido de ficar tartarugando, uma vez alcançado o objetivo? Mais anta ainda porque carros antigos tem frenagem deficiente e ele poderia ter provocado um grave acidente.

Eu estive pensando em botar adesivos na traseira, mas tenho pena da pintura. O clássíco mantenha distância mas acrescido de:

Mantenha distância - Frenagem deficiente
OU
Mantenha distância - baixa visibilidade traseira

Mas você tomou a decisão correta no caso. O lance é ter muita paciência, ainda mais porque "já estamos em casa". Aliás um adesivo bem bolado poderia ser:

"Não tenho pressa - estou em casa"

Abraços e continue tendo uma ótima viagem.
Marcos Machado