quarta-feira, 10 de setembro de 2008

15/jul/08 - Terça
















Pela manhã, Nira e eu fomos à peixaria e compramos uma bela Anchova para o almoço. Aqui vai uma dica: os peixes estão mais baratos na peixaria que fica em frente à feirinha permanente de Parati, ao lado da Pousada Sossego, da Maria Della Costa; os preços do peixe do mercado próximo ao cais de Parati estavam mais altos.
À tarde fui, enfim, conversar com o "seu" João, da Kombi. Trata-se de uma pessoa muito gentil, simpática e educada, que gosta muito de ler. Na sua Kombi 1994/95 tem de tudo (mas de tudo mesmo!), é até um exagero o que ele leva lá dentro. Enquanto conversávamos, chegou o Reinaldo, que está vendendo seu trailer (Aldebarã 540) totalmente equipado com avancê completo por R$ 18 mil reais, e entrou junto na conversa. Depois, o "seu" João me apresentou o Lincoln, velejador que possui um veleiro de 40 pés, que mora numa barraca aqui no CCB enquanto seu veleiro está sendo reformado; o Lincoln é uma figura!
O "seu" João já viajou com sua Kombi por toda a América do Sul, subindo até o Equador e retornando por Belém - PA. Ele é de Aracaju - SE, separou-se da esposa e resolveu viajar pelo Brasil de Kombi lebando, além de uma enorme bagagem (enorme mesmo!), apenas a sua poodle.
Durante a conversa, ele disse que é Capitão Amador (velejador) e aí a conversa engrenou pelo lado náutico, que também muito me agrada. Pedi que ele me desse noções básicas de localização latitude/longitude e ele, solicitamente, começou a ensinar ali mesmo, pegando uma carta náutica que trazia na Kombi, e foi citando os causos das suas travessias na REFENO (Regata Recife-Fernando de Noronha), etc. Foi uma conversa muito agradável. Pena que ele já vai embora amanhã cedo; certamente teria muito mais a aprender e a conversar com ele, que me empretou 2 guias da América do Sul e 1 carta náutica. Após o jantar, devolví-lhe os livros, a carta náutica e nos despedimos.
Conversei também com uma família alemã (Boucualt, Bárbara e o filho Josha) que está fazendo turismo pelo Brasil e está acampada aqui no CCB. Estão a bordo de uma CamioneteToyota cabine dupla amarela transformada em Motor Home, que foi projetada e adaptada pelo proprietário, Boucault, engenheiro civil. Como meu inglês, além de limitado, está bem enferrujado, conversamos mais através da mímica do que propriamente usando as palavras. Mas deu pra entender que eles irão subir até Recife, onde a esposa e o filho embarcam para a Alemanha, e ele descerá até a Argentina, de onde enviará a Toyota para a Alemanha, pois a carga tributária lá é menor do que no Brasil.

Nenhum comentário: