segunda-feira, 8 de setembro de 2008

25/jan/08 - Sexta




Após o café da manhã, conversamos bastante com o Beto, proprietário da Safari azul, nosso vizinho de camping. Ele acha que a cuba da pia do banheiro da Safari esquentou devido ao fato de a Safari estar desnivelada. Não sei. Bom, de qualquer forma, já está tudo arrumado pra deixarmos o Rio.
A Safari azul do Beto é ano 1986, número de série 346, que pertencia a uma firma de engenharia cujas cores eram branca e azul (daí a cor da Safari). A firma encomendou à KG para ser pintada nessas cores e serviria de moradia para 2 engenheiros que supervisionariam obras. Ela rodou pouco, cerca de 37 mil Km e mais da metade dessa kilometragem já foi com o Beto, que a comprou há cerca de 7 anos, sendo seu segundo dono. O aspecto dela está bem judiado.
Conversei bastante também com o "seu" Luiz, motorista aposentado, ex-proprietário de MH grande (ônibus), que precisou vender para terminar de construir a casa. Agora, pretende comprar uma Safari ou um Bongo e sair viajando pelo Brasil novamente.
Almoçamos no Recreio Shopping e, às 13h, deixamos o Rio com destino a São Paulo. Nossa estada aqui no Rio foi rápida e deu-se mais em razão de conhecermos as áreas do CCB do que em conhecer as belezas naturais do Rio. Não me sentia seguro em sair com a família para fazer o circuito turístico do Rio. Quando me animava com a idéia, o coração apertava e então eu desistia. Foi uma pena mas não me senti seguro mesmo.
Bom, sem nenhum arrependimento, resolvemos retornar a SP pela BR 101, que passa a cerca de 2 Km atrás do CCB, tomando o sentido de Santos. Essa decisão deu-se em razão do fato de que para pegarmos a Dutra (BR 116), deveríamos sair do Recreio dos Bandeirantes, atravessar boa parte do caótico trânsito do Rio e pegar a Linha Amarela para, só depois, entrar na BR 116. Entendemos que era melhor evitar essa rota. Pegamos a BR 101, passamos por Campo Grande e daí entramos à direita por uma via que nos levou à BR 116 já na altura do Belvedere, logo antes da Serra das Araras e fizemos o restante do trajeto pela Dutra mesmo.
Quem me deu essa dica foi o Harold, em Parati e, para nós, foi muito boa. Quem sai de São Paulo em direção ao Rio, para o CCB do Recreio dos Bandeirantes e deseja evitar chegar ao Rio pela Avenida Brasil, linha amarela, etc., a dica é: venha pela BR 116 (Dutra) e logo após a descida da Serra das Araras, fique atento a indicação para entrada à DIREITA com indicação a CAMPO GRANDE e entre sem medo. Siga as placas em direção a Campo Grande e depois a BARRA DA TIJUCA. Não tem como errar, é bem sinalizada. Você vai pegar trânsito urbano que flui sem maiores problemas, com muitos postos de combustível e, lá mais adiante, você vai entrar na BR 101 (Rio-Santos), que também tem boa sinalização e o fluxo natural do tansito vai lhe levar até lá. Na volta, basta fazer o caminho inverso. Foi o que fizemos e foi muito bom, sem qualquer dificuldade ou estresse.
A viagem foi tranquila com a Safari tendo boa desenvoltura e as crianças ora dormindo ora jogando PS2. A Safari subiu a Serra das Araras sem qualquer dificuldade ou sustos. Nas paradas nos Postos da rede Graal, a curiosidade era geral, todos torciam o pescoço para ver que "Kombi diferente era aquela", chegando a ser engraçado notar a reação das pessoas ao admirarem a Safari.
Chegamos a São Paulo às 20h15 e fomos jantar em um restaurante da praça de alimentação do Carrefour; fizemos umas comprinhas básicas e retornamos pra casa. Após o jantar, tivemos a idéia de aproveitar o último final de semana de férias pra conhecer o CCB de Campos do Jordão. Mateus e André preferiram ficar na casa da vó Enilda e ficar brincando com as primas e nos deixaram ir sozinhos, Nira e eu, porque estavam com saudades da vó e das primas. Hoje, 25 de janeiro de 2008, São Paulo completa 454 anos.

Nenhum comentário: