segunda-feira, 8 de setembro de 2008

19/jan/08 - Sábado






Acordamos bem cedo, preparamos o café na Safari e saímos para explorar o camping. Era 5h30 e estava bem frio lá fora. A impressão que tivemos do CCB de Serrinha foi boa. O camping é bem grande, limpo, organizado,muito arborizado, com várias trilhas que terminam em cachoeiras nas cercanias do camping. Há, também, uma grande variadade de flora. Enfim, é um lugar muito convidativo e que inspira muita paz.
Não nos foi possível contemplar o nascer do sol devido ao tempo nublado. Com o dia já claro, lavamos a Safari e retornamos para a estrada. Levamos 45 min. para percorrer o trecho da estrada de terra, tomando muito cuidado com várias pedras pontiagudas pelo caminho.
A Safari enfrentou muito bem esse trecho e logo retornamos à Via Dutra com destino a São Paulo. Tão logo atravessamos a divisa RJ-SP, paramos no Posto Graal Estrela para troca de óleo do motor e verificar o óleo do câmbio. Enquanto isso, aproximou-se um engenheiro puxar conversa sobre a Safari, perguntando sobre economia, desempenho, conforto, estabilidade, etc. e ficou bem surpreso com o que viu e ouviu, manifestando seu desejo de viajar a bordo de um MH tão logo se aposente brevemente.
Bom, serviço feito, retornamos à Dutra cujo trânsito era normal. A concessionária Nova Dutra, que administra a Via Dutra, tem feito um bom serviço de manutenção e apoio ao usuário. A rodovia apresenta boa sinalização e asfalto muito bom, permitindo um viajar seguro ao usuário.
Um pouco mais à frente, paramos para almoçar no Posto Graal Itatiaia, onde fomos muito bem atendidos. A Rede Graal de postos oferece um atendimento diferenciado a proprietários de Motor Home que estejam em trânsito, chegando a fornecer água e luz. Basta identificar-se e conversar com o gerente do posto que indicará o melhor local para estacionar e os pontos de água e luz.
Após um bom rodízio de carnes, retornamos à Dutra e enfrentamos muitos km de uma forte ventania no período da tarde. A Safari balançava muito com o forte vento, comprometendo a segurança e a dirigibilidade do veículo. Reduzi a velocidade para 60 Km/h mas, mesmo assim, ela continuava jogando muito. Reduzi novamente e mantive 4o Km/h enquanto procurava um local seguro para esperar a ventania passar. Apreciando a bela paisagem lá fora, viam-se plantações inteiras de Eucaliptos sendo varridas pelo forte vento formando como que um balé nas montanhas, o mesmo acontecendo com a vegetação rasteira. Era um espetáculo muito bonito de se ver mas presocupante de se atravessar com uma Safari, cujo centro de gravidade é alto, em um longo trecho descampado.
Mais tarde ficamos sabendo que toda essa forte ventania desceu sobre o litoral norte de São Paulo, atingindo em cheio o CCB de Ubatuba, causando queda de muitos galhos e desarmando várias barracas, levando preocupação aos campistas.
Paramos no CCB Clube dos 500, à margem da Via Dutra e gostamos muito do que vimos. O guarda camping (João) nos recebeu muito bem. Trata-se de um camping grande, bem cuidado, limpo e organizado contando com um bom salão e uma boa piscina para adultos. O ponto negativo ficou para a pouca área sombreada para Motor Home.
De volta à estrada, em Taubaté - SP começou a chover com mais intensidade, deixando a pista escorregadia, o que nos exigiu diminuir a velocidade e redobrar a atenção. Mesmo debaixo de chuva mais forte, julguei muito positivo o desempenho dos pneus Goodyear 185R14C 8 lonas. Eles tiravam bastante água da pista, otimizando o contato da borracha do pneu com o solo e oferecendo segurança e conforto ao dirigir. A Safari "grudava" no asfalto molhado.
Já bem próximo de São Paulo, decidimos fazer uma parada no Rancho da Pamonha para um lanche rápido, mas não estava nada bom.
Chegamos a São Paulo debaixo de chuva e fomos direto pra casa do meu irmão Elder, que havia buscado nossos filhos que estavam no Acampamento. Foi uma alegria revê-los depois de uma semana longe e muitas estórias pra contar de lado a lado. De lá, fomos ao Hipermercado Extra fazer compra para reabastecer a Safari porque a viagem vai continuar. Só que, agora, com a família completa.

Nenhum comentário: